As 24 Horas de Le Mans é uma das principais provas automobilísticas do mundo. Sua tradição vem desde 1923, data da primeira prova disputada. Fazendo parte do Mundial de Endurance, trata-se de uma corrida tradicional que, diferentemente do que ocorre em outras categorias de automobilismo como Fórmula 1 e Fórmula Indy, coloca em primeiro lugar o desempenho do carro, não o piloto. Para muitos, a verdadeira essência do esporte a motor.
O circuito das 24 Horas de Le Mans possui 13.650 quilômetros, sendo parte do circuito Bugatti e outra parte é formada por estradas. As mais icônicas passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca e, principalmente a reta de Hunaudières com extensão de 5 quilômetros, onde os protótipos chegam a uma velocidade de mais de 400 km/h.
Nas 24 Horas de Le Mans, os times são compostos em geral por três pilotos, com média de oito horas de pilotagem para cada um, mas em turnos alternados. A prova também faz parte da temporada do WEC (Mundial de Endurance) desde 2011.
O dinamarquês Tom Kristensen é o piloto com mais vitórias na história de 24 Horas de Le Mans. Ele venceu a corrida por 9 vezes, entre 1997 e 2013. Por isso, recebeu o apelido de “Mister Le Mans”. Em toda a história de 24 Horas de Le Mans, nenhum piloto brasileiro venceu na categoria geral. Nessa disputa, a melhor colocação de um representante do Brasil foi o segundo lugar, alcançado por Raul Boesel, José Carlos Pace e Lucas di Grassi.
No próximo ano, se comemora o centenário desse campeonato que é apontado como a maior corrida do planeta! Ainda tem muita história sobre as 24 Horas de Le Mans!
Mas antes gostaríamos de saber se você curtiu esse post, o que acha de saber mais detalhes dessa prova que é de tirar o fôlego?.