2023 começou em 21 de março (terça-feira) para a equipe BTZ, com o shake down para avaliar a confiabilidade do carro no treino pré-temporada. A semana passou conforme esperávamos: todos os upgrades realizados para esta etapa foram validados e o nosso carro andou na frente, obtendo bons resultados nos treinos livres.
Já na sexta-feira, dia 24, o treino classificatório iniciou com a tomada de tempo de Guilherme Bottura, alcançando a 3 posição, do seu grupo, com o tempo de 1:22.742. Em seguida, Gaetano Di Mauro realizou a sua volta em 1:21.545, o que – na média – nos colocou na 2 colocação para o grid de largada.
No dia da prova, 25, fizemos uma excelente largada, com Gaetano alcançando a 1 posição antes da primeira curva – registrando a melhor volta da corrida na terceira volta de bandeira verde. Boa parte do primeiro stint foi mantida assim, até que fomos ultrapassados pelo carro #99. Guilherme Bottura fez os dois stints intermediários, entregando o carro na 2 posição para Gaetano Di Mauro, que tinha a missão de conquistar o lugar mais alto do pódio. Todavia, durante o pit stop, um problema na pistola pneumática não permitiu a troca de alguns pneus do carro.
Por conta dessa adversidade, Gaetano retornou para a pista com os pneus externos novos, mas sem a substituição dos internos, que já tinham realizado 2 stints de prova. Resultado: dificuldade, principalmente, na tração em curvas para a direita – como a curva da vitória.
Ainda assim, nosso piloto Gaetano fez um excelente trabalho, reduzindo o gap de cerca de 30 segundos para incríveis 7 décimos de segundo, na bandeirada final, logo atrás do AJR#35 de Queirolo e Muffato. Nesse fluxo, encerramos a primeira etapa na segunda colocação, com uma estreia brilhante para esse ano que promete!