Império Endurance Brasil 2023 | 6ª Etapa – Cascavel

A 6ª etapa começou, para a equipe BTZ, na quinta-feira, dia 19 de outubro, com um treino livre, que contou, dessa vez, apenas com o piloto Gaetano Di Mauro.

Império Endurance Brasil 2023 - 6ª Etapa - Cascavel (2)
Império Endurance Brasil 2023 - 6ª Etapa - Cascavel (3)

Fato que também se repetiu no segundo dia de treino extra na sexta-feira. Mesmo tornando a busca pelo grid mais desafiadora, com apenas um piloto, a BTZ Motorsport encerrou a sessão na primeira colocação.
No terceiro treino, a equipe ficou completa com Guilherme Bottura à bordo da nossa Ligier.
“Sabíamos que seria um grande desafio, uma vez que era uma pista nova e tivemos pouco tempo de treino, porém a adaptação foi muito rápida e no último treino antes da classificação já estávamos com expectativas altas”, apontou o engenheiro da escuderia, Matheus Syx.

Império Endurance Brasil 2023 - 6ª Etapa - Cascavel (1)

Dessa forma, o treino classificatório se iniciou com Guilherme Bottura, que estava indo muito bem, até que um acidente o impediu de continuar o treino.

Império Endurance Brasil 2023 - 6ª Etapa - Cascavel (4)

Naquele momento, com a ciência que Guilherme estava bem, e sugiram novas preocupações: “como consertar o carro no menor tempo possível?” e “caso Bottura não conseguisse correr, quem iria substituí-lo na competição?”.
Diante dessas dúvidas, assim que o resgate do carro foi realizado, foi iniciada um plano de contingência para que fosse identificados todos os danos visíveis, bem como os componentes que, embora parecessem bons, sofreram estresse significativo e precisavam ser substituídos.

Império Endurance Brasil 2023 - 6ª Etapa - Cascavel (5)

Por volta das 22h, parte de desmontagem da Ligier já estava realizada e a equipe já havia catalogado o tamanho do problema.
Com isso, o engenheiro Sergio Troy preferiu, após arrumar o carro, utilizar as sessões pré corrida e a corrida como Shake Down para testar o veículo.
Logo, com o foco total na remontagem do carro e tê-lo pronto, para que pudéssemos testar no dia seguinte, já que o intervalo para a próxima etapa seria bem curto.
Em um tempo recorde, a equipe finalizou a Ligier às 5h40. Às 8h40 da manhã, do dia 21, aconteceu a primeira sessão do sábado que foi um Warm Up com Di Mauro, que teve um feedback perfeito do carro, com apenas pequenos ajustes. Faltando um pouco mais de uma hora pra corrida, foi tomada a decisão que seria importante realizar a corrida, visando o campeonato como um todo. Por isso, o piloto André Moraes Júnior foi convidado para se juntar ao time.
Como resultado do acidente, a equipe que pontuou nos primeiros treinos em primeiro lugar, largou na última posição. Além disso, ao invés de oito pneus novos, a BTZ contava com apenas seis, já que dois foram danificados no acidente.

Império Endurance Brasil 2023 - 6ª Etapa - Cascavel (7)

Também é importante ressaltar que o protótipo Ligier é um estilo muito diferente em pilotagem, comparados ao estilo de GT, principalmente numa pista como Cascavel que é uma pista de alta velocidade e que é extremamente dependente de Downforce, sendo assim mais um desafio para o time BTZ.
Uma junção de fatores que tornou o desafio ainda maior.
Mesmo assim, sabendo da experiência de André, a equipe optou por manter com a estratégia, bem-sucedida das últimas três etapas: largar com André para que Gaetano finalizasse a prova.
Pela primeira vez, a Endurece Brasil trouxe um formato com janelas de parada livre, ou seja, dessa vez ter o intervalo que podíamos fazer paradas obrigatórias, agora poderíamos parar quando quiséssemos desde que cumpríssemos a quantidade mínima de paradas de cinco minutos.
E assim foi feito: o primeiro stint contou com André Moraes Júnior correndo até os 48 minutos de corrida, que largou na última posição e entregou a Gaetano Di Mauro na nona posição.

Império Endurance Brasil 2023 - 6ª Etapa - Cascavel (6)

No entanto, após oito voltas, Gaetano teve um vazamento de pressão do pneu dianteiro esquerdo, que o fez retornar ao Box. Diante disso, foi tomada a decisão de fazer uma parada obrigatória antecipada. Naquele momento, André Moraes Júnior retornou ao volante e realizou um belo stint. Com um pouco mais de uma hora pra finalizar a etapa, Gaetano voltou ao comando da Liger. O último stint foi de gerenciamento, já que, por possuir apenas cinco pneus novos, seria impossível que a equipe alcançasse os dois primeiros colocados.

Império Endurance Brasil 2023 - 6ª Etapa - Cascavel (8)

Com isso, o objetivo da equipe foi realizar uma corrida focada na segurança e em manter a 3ª colocação. Um terceiro lugar com gosto de vitória e muita superação. Cascavel de Ouro foi importante, pois consolida a competência e força da BTZ diante das adversidades e marca um momento de maturidade da equipe, com resultados sólidos e presente em todos os pódios do campeonato até agora.

Império Endurance Brasil 2023 - 6ª Etapa - Cascavel (9)

Fotos de Rodrigo Ruiz

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe pra galera:

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
plugins premium WordPress
Translate