Império Endurance Brasil 2023 | 8ª Etapa – Velocitta

A última Etapa do ano teve início na quinta-feira, dia 7 de dezembro, com a participação do piloto Gustavo Kiryla na equipe. Apesar da nossa temporada brilhante, o momento era de bastante ansiedade e apreensão, pois não era só sobre ganhar o título, mas também os outros concorrentes não entregarem resultados relevantes. Com os treinos iniciados e sem Guilherme Bottura para o primeiro treino, Gaetano Di Mauro e Kiryla estudaram o carro para a corrida na pista do Velocittà. O foco foi no desgaste de pneus, pois a pista não colabora nesse sentido. O dia foi bem produtivo.

Império Endurance Brasil 2023 - 8ª Etapa - Velocitta (1)

Na sexta, dia 8, já com a presença de Guilherme Bottura, o objetivo da vez foi trabalhar o desenvolvimento de Bottura. Os treinos classificatórios foram bem satisfatórios e, com isso, trouxeram o P5 para a largada no dia da corrida.
No sábado de manhã, dia 9, fizemos o warm up e iniciamos os preparativos para a corrida, porém usando esse tempo de box aberto, em uma das paradas notamos um vazamento discreto de combustível na parte interna do carro. Nesse primeiro momento, todos os esforços foram concentrados em contê-lo antes do fechamento de box. Com o box fechado e por estarmos ainda realizando ajustes no carro, acabamos perdendo a nossa posição do grid. Fizemos um reparo emergencial para zelar pela segurança da equipe e do nosso título durante todo o procedimento de grid que consiste em hino nacional, placa de 10 minutos, voltas de apresentação. Após termos a certeza de que realmente tínhamos uma condição segura de irmos à pista, alinhamos nossa saída do box para fazer a largada. Conseguimos fazer tudo muito rápido, logo não perdemos o timing da largada e literalmente largamos da última posição não só da categoria e, sim, do grid inteiro.

Império Endurance Brasil 2023 - 8ª Etapa - Velocitta (2)

Com isso, diferente das etapas anteriores, largamos com Kiryla pra buscar esse tempo perdido e nos colocar próximo ao pelotão inicial. Após uma hora de prova, Gustavo Kiryla sai da última posição e entrega o carro na terceira posição para Bottura. Com Guilherme assumindo nossa #117, a posição foi mantida através de todo trabalho da equipe até o terceiro stint, quando nossos adversários começaram a sofrer alguns problemas técnicos e de falhas nos carros. No último stint, começamos na liderança minimamente confortável na geral e na P1. Entretanto o #444, após sofrer alguns problemas, retorna à pista se juntando ao #12, com ritmo, para brigar pelo título até os últimos instantes. Embora um segundo lugar pudesse garantir o nosso título na geral, se perdêssemos a posição de líder para o carro #12, estávamos expostos a perder o título da P1 para o #444.

Império Endurance Brasil 2023 - 8ª Etapa - Velocitta (4)
Império Endurance Brasil 2023 - 8ª Etapa - Velocitta (5)

Mesmo com a constância de velocidade de ambos os carros, principalmente o #12, Gaetano Di Mauro não perdeu o rendimento da nossa primeira posição. Apesar de todas essas adversidades, levamos o título da geral, o título da P1 e a vitória a prova! Vale registrar que foi a primeira vitória na pista do Velocittà, marcando a história da BTZ pela evolução e empenho do nosso grupo. Em 2024, contamos com a mesma energia da família BTZ!

Fotos de Rodrigo Ruiz

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe pra galera:

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
plugins premium WordPress
Translate