Depois de 3 longos meses de muito trabalho e adaptação para comportar as novidades de expansão de estrutura de box, ampliar o time, uma nova Ligier e também uma expansão na engenharia, a primeira etapa de 2024 iniciou na quinta-feira, dia 14 de março. E nada melhor que iniciar o ano em Goiânia, onde temos um histórico de 4 vitórias em 5 corridas. Além do carro #117 que continua com a tripulação de um Gaetano Di Mauro e Guilherme Bottura, também tivemos a estreia do carro #22 com Flávio Abrunhoza, Leandro Ferrari e André Moraes Jr.
Pela manhã, a primeira sessão foi o shake down que a BTZ usou como treino de instalação. A equipe colocou os 2 carros na pista pra entender e identificar como tudo se comportava.
Na agenda da tarde, conforme estávamos acostumados nos anos anteriores, tivemos o treino livre 1 de 12h até às 17h50. Um treino bastante importante, sobretudo para a tripulação da #Ligier22 que estava tendo o primeiro contato com o carro na pista de Goiânia. Por alguns ajustes mecânicos, os engenheiros optaram por não andar nesse treino com a #Ligier117 para que pudessem analisar com zelo.
Na sexta (15), o time de engenharia percebeu que tinha tomado a decisão correta, uma vez que os 2 carros puderam fazer todos os treinos e o #117 estava perfeito.
Os treinos eram curtos e o foco era ganhar bastante quilometragem com Guilherme Bottura.
Durante a tarde, no treino classificatório, numa atmosfera de apreensão, já que tinha chance de chover nesse treino, porém não aconteceu, a dinâmica dos qualys foi a seguinte: no grupo 1, foi realizado por Guilherme Bottura no #117 e Flávio Abrunhoza no #22, já no grupo 2 tivemos Gaetano Di Mauro no #117 e André Moraes Jr. no #22. Foram 2 sessões de 10 minutos, cada sessão feito por um dos pilotos de cada carro, e a classificação final (montagem do Grid de largada) é feita com base na média do tempo de volta dos 2 pilotos (somam-se as voltas e divide por 2). Os 2 qualys foram muito bons. Sobretudo para a #Ligier117, uma vez que foi o melhor resultado na pista, principalmente no treino de Gaetano Di Mauro que foi mais de 1 segundo mais rápido do que o próximo Ligier que estava no seu grupo. Para a #Ligier22 teve um resultado muito bom, analisando que estavam em um período de adaptação com a nova categoria e com o novo carro.
No sábado (16), largamos com a #Ligier117 em P4 e com a #Ligier22 em P10. Conseguimos performar por um curto período com o carro #117 na pista, pois tivemos um problema de sobreaquecimento do motor durante a prova, o que nos impediu de concluir a corrida. Já o carro #22 concluiu as 4 horas de prova. Porém, uma falha no sistema de combustível não deixou a #Ligier22 atuar com toda dimensão possível nessa estreia. Encerramos a prova em P9.
Depois de Goiânia, a próxima parada do Endurance acontece no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP) em 11 de maio. Estaremos lá!
Fotos de Renato Mafra e William Inacio.